Auto Iniciação

08/04/2014 07:54

Quando a curiosidade toma forma e vira algo de identidade, a coisa fica mais séria. A maior dúvida do adepto na iniciação são as incertezas. Isso é extremamente normal. O ser humano trabalha de acordo com uma referência. Por exemplo: a altura de uma pessoa é em referência em algo para dizer se é alto ou baixo. Quem move mais rápido?  A lua se move  em relação a nós. Nós estamos nos movendo em uma alta velocidade mesmo estando sentados vendo TV. Em relação ao Sol, nossa estrela queimadora de H transformando em núcleos de Hélio, estamos em movimento elíptico. Tudo é referência! Por isso há uma série de questionamento e isso é bom! O cérebro humano processa dados que os sentidos captam e com isso gera conclusões. Scientologia é muito útil para entender magia, para entender o mecanismo do ocultismo e aqui está  ela outra vez para auxiliar no entendimento.

Pode alguém se autoiniciar?

A frase mais famosa de Aleister Crowley provavelmente é: Faze o que tu queres a de ser tudo da lei (ou Faze o que tu queres a de ser toda da lei, etc). Isso significa que se você quiser auto iniciar ninguém tem o direito se dizer não! Você pode sim ser autodidata.

No líber E: VEL EXERCITIORUM, Thelema, no item 6 do capítulo 1 diz:

 

6. Ao experimentador se aconselha que use sua própria inteligência, e não confie em qualquer outra pessoa, embora distinta, mesmo entre nós mesmos.

 

Isso remete ao fato de que as pessoas geram influencias. As interações mentais são formas sutis de “magia negra” que é a violação de uma vontade alheia. Se você quer comprar uma camisa azul e a vendedora elogia a vermelha (por que é mais cara) e você compra a vermelha, isso é violação da vontade, pois ela influenciou a vontade de outra pessoa “sem a permissão dela”. Isso é só um exemplo, não é algo que vai “mandar a alma do pobre vendedor para o inferno”. A questão é que ninguém age pelos outros. Usar a própria inteligência não significa se fechar e não ouvir os outros. Significa que as orientações estão ai para guiar rumo há um caminho e a escolha é feita pelo adepto.

Quando se fala de autoiniciação se fala de uma evolução espiritual, e das grades. Podemos dizer de amadurecimento. Um exemplo bem prático: você já deve ter aprendido muita coisa apenas lendo. Pode ser sobre uma banda, leis físicas, matemática, etc. O que diferencia um aluno de uma universidade com o aluno que é autodidata? É que na universidade você recebe a autorização para exercer a profissão que se estudou. O autodidata pode ter aprendido mais e ser uma profissional muito melhor, porém sem o certificado. Na maioria das vezes (penso) os autoiniciantes praticam ocultismo para si e não para ganhar dinheiro (mas nada os impedem, se é ético ou não é outra história). O adepto pode começar a praticar magia sem instrutor físico, mas é antes necessário uma referência. A referência é a chave. Os livros que a referência escreveu é uma das alternativas para a autoiniciação. Um orientador físico é muito bom para conversar e tirar as  dúvidas e assim ambos evoluirão.

Outro ponto para a autoiniciação são aqueles que desenvolvem seu próprio sistema de magia. Os que praticam a arte dos sigilos (incluo eu nesta balaiada) criam seus próprios símbolos e assim geram uma série de novas possibilidades de sistemas mágicos. Os Grimoires são construídos assim.

Tem uma frase que diz: Um cego que guia outro cego cairão ambos no precipício. Essa frase é de Eliphas Levy. Há muito charlatão e ainda outros com má intenção. Por isso é preciso tomar a vossa própria inteligência. É preciso caminhar com vossos próprios pés. Ninguém evolui por outra pessoa.

Há autores que alertam para os perigos da autoiniciação colocando medo em seus escritos. Há perigos sim! Assim como uma pessoa ficar manuseando um frasco de ácido fluorídrico sem um químico por perto para alertar os perigos desse ácido que dissolve quase qualquer coisa... Na magia há perigos quando não se está preparado, mas uma boa leitura e meditação resolve este problema.

Eu apoio a autoiniciação. Óbvio que o iniciante não vai sair por ai evocando os demônios de Goetia! Até pode tentar, mas por possuir uma vontade fraca em relação aos demônios ele pode sofrer por sua imprudência levando-o para a insanidade até o isolamento ou até o suicídio. Aprendendo a mecânica do ocultismo o adepto começa a entender o funcionamento e sabe por si mesmo os perigos e como evitá-los. Quem sabe até desenvolver sua própria magia...

 

Dark Night