Certo ou errado?

11/08/2014 07:45

O que é certo e errado? Como discernir o que é certo do que é errado? Passa despercebido, mas alguns conceitos quando bem verificados podem mudar a forma de pensar de uma criatura e assim mudar a forma de agir (da qual se espera que mude para melhor. Aliás, o que significa melhor? Bem, isso é outra história...)

Voltemos! O certo pode ser definido como o caminho para o objetivo esperado. Um ponto específico predestinado é necessário. Imagine um ponto A que vai para o ponto B. Se o objetivo era chegar ao ponto B, então o caminho foi correto, caso contrário é tomado como errado.

O caminho não importa, o gritante é o ponto de chegada. Se o ponto de chegada for diferente, não é correto. O certo e o errado são relativos e não absolutos. Isso por que o ponto de saída e de chegada varia. Uma resposta é dada como certo por que já se espera uma determinada resposta. Algo é certo ou errado por que já se pensara antes no assunto.

Por ser relativo, o errado pode se tornar certo, assim como o certo pode se tornar errado. Pode ser mudado por alquimia mental. Se algo parece estar errado, desloque o ponto de chegada dado como “errado” até se tornar certo. Se algo não saiu como esperado, revise o ponto de chegada. Será que realmente alcançou o final ou está no meio do caminho?

Parece algo tosco, mas se bem pensado... Pode mudar muita coisa. As coisas triviais é que passam despercebidas. Sherlock Holmes desvendava mistérios observando o trivial. Os conceitos é a chave de muito processo mental. Quando um conceito é deformado, as linhas de pensamento a partir dele se tornam deformadas por efeito dominó. Para mudar um conceito, a inércia elevada requer altas energias de vontade. Às vezes o primeiro trabalho do mago é revisar seus conceitos básicos.

A mente humana funciona similarmente como um computador. O que o computador faz? Computa! Se um dado inserido for errado, todo o processo sairá errado, pois o ponto de chegada do processamento foi modificado. Assim funciona a mente humana, se uma informação foi dada errado, o processo mental gerará uma conclusão precipitada, ou errada. “Nem tudo que reluz é ouro”.

 

Dark Night