O QUE É FEITIÇARIA?

08/09/2015 08:19

 

 

Existem vários sistemas para desenvolver e aplicar magia (magick). Os mais clássicos são: Wicca, Hermetismo, Thelema, Druidismo, etc. Todas elas aplicam magia, o que diferencia é o método.

Ao que parece, a feitiçaria seria o modo de fazer magia que os wiccanos/bruxos executam. Mas não significa que um hermetista não poderia fazer. O melhor a fazer é deixar de conceituar feitiçaria e demonstrar como ela é feito.

Feitiçaria leva em conta a simbologia, leis, princípios e ações que promovem mudança na consciência, seja ela do praticante ou do objetivo (alvo). Esses símbolos e ações estão de acordo com os princípios da magia. Esses princípios e leis são as leis Herméticas vindas de Hermes Trismegisto das quais muitos livros wiccas cita. Não que por usar princípios e leis de outro sistema que estes sejam inferiores, mas é que Hermes é o centro do ocultismo.

Esses princípios são em resumo que o praticante de feitiçaria deve saber que seus pensamentos e intenções são energias que movem fluxos no cosmo modificando a matriz das probabilidades no mundo. Em consequência ações realizadas por ele implicará  em resultados.

Condições astrológicas implicam em mudança psíquica sutilmente. A lua, por exemplo, exerce influencia em um feitiço. Depende da fase em que ela está para a execução de determinado feitiço.

Como o feiticeiro lida com energias, objetos emanam energia também, ele pode usar esses objetos, que são pedras, plantas, ervas, etc... Isso tudo para modificar a mente dele, para focar no intento. Magia dos hermetistas é simplesmente domesticar a mente e usar o princípio numero 1, que diz que O TODO é mente, mas pode-se usar ferramentas para ajudar o mago a deixar num estado mental estático por um determinado tempo. Isso é feitiçaria.

Feitiçaria também é uma forma de orar com atitude. As ações realizadas são mais eficazes do que simplesmente pensar. Essas ações deixam no subconsciente uma informação mais forte, e por isso acaba sendo mais eficaz. Quando muito complexo essas ações se tornam, elas viram rituais.

AS FERRAMENTAS DO FEITICEIRO

Para criar um feitiço ele deve saber o que se quer. Depois disso ele busca as correspondências para tal. Por exemplo, para obter sorte ele trabalhará com elemento Terra, cor verde/marrom/laranja atribuídas à Terra, pedras verdes, marrom, laranja, dia de domingo, etc. Todas essas atribuições ligadas ao elemento e isso ajuda a trazer do seu inconsciente o arquétipo de prosperidade. Por que Terra? Por que é dele que vem a riqueza, os minerais preciosos, o ouro, a cor amarelo ou laranja vem dele (ouro) e o dia de domingo remetendo ao Sol, Deus da Riqueza e fertilidade. Isso tudo é simbólico e faz a sua mente trabalhar nisso sem que a “razão” atrapalhe.

A imaginação (visualização) é ingrediente fundamental para a feitiçaria. Assim como na magia. O estado em que o praticante se encontra também vai influenciar no êxito. Então se atente como você está emocionalmente.

Nos livros wicca pode-se obter mais das correspondências necessárias para criar seus feitiços. Criar é mais seguro e divertido. No livro Wicca Para Todos de Claudiney Pietro é uma ótima referência (este livro está aqui neste blog).

Para ciar seus próprios feitiços siga esses passos:

1.      Qual meu objetivo?

2.      A que elemento ele corresponde (água, terra, ar ou fogo?)

3.      Quais cores são atribuídas a ela? (para velas ou cores de panos, gravura...)

4.      Quais minhas limitações (espaço, tempo, localização)

5.      Tenho pedras ou gemas para usar? Eu tenho da cor do meu intento?

6.      Que dia é mais propício ao tipo do meu intento?

7.      Que incenso está relacionado? (Obs.: Alecrim é quase um incenso universal)

8.      Que Deuses são atribuídos?

9.      Que símbolos uso? (relacione com o Deus/Deusa, signo, Astro regente...)

10.  Forme uma frase ou “encanto” com rimas se assim desejar.

11.  Que fase da lua eu estou? Qual a melhor fase para executar meu feitiço?

 

Cada um vai adaptar as condições conforme suas limitações. Nem todo mundo vai ter um caldeirão em casa, incenso ou vai poder sair cantando por ai porque muitas vezes as pessoas que compartilha o mesmo espaço não aceita esse tipo de conduta. Portanto adapte a maneira de executar o feitiço com suas possibilidades.

Uma maneira simples é saber a orientação do elemento correspondente no seu quarto, desenhar uma gravura, ligado ao intento, pintado com a cor do elemento e mentalmente cantar (em forma de meditação). Escolha a fase mais apropriada. Se puder acenda uma vela da cor e um incenso, se não deixe como está. Faça um chá da erva correspondente ao tipo do intento e tome durante o feitiço.

 AS FASES DA LUA

Lua Crescente: A energia está crescendo. Momento de criação. Regeneração, inovação, coisas novas. Propícios para feitiços de prosperidades, realizações de ideias novas, crescimento espiritual, etc...

Lua Cheia: Nesta lua a energia está a todo vapor. Use para potencializar seus feitiços com força total. Bom para qualquer tipo de magia, seja ela para o amor, proteção, iluminação, comunicação. É a lua ideal para dar mais força ao seu intento.

Lua Minguante: A energia está se extinguindo. Use essa lua pra quebrar  feitiços, eliminar coisas ruins de sua vida ou ambiente, fins de relacionamento, destruição, etc.

Lua Nova: Momento de término. Fim. Destruição. Rompimento. Ideal para enfraquecimento, eliminar a inveja, etc. Qualquer coisa ligada ao término de alguma coisa.

CORES E OS ELEMENTOS

Fogo: Seus aspectos são criação, poder, força, explosão, energia, expansão... Sua cor é o vermelho, laranja, amarelo. Ele fica no Sul. Simbolizados pelas velas.

Água: Ligado às emoções, sentimento, fluidez, psíquico, purificação... Sua cor é azul,  índigo, violeta, cinza, azul-esverdeado. Sua posição é o Oeste. Simbolizados pelos chás.

Ar: Ligado ao campo das ideias, pensamentos, leveza, tranquilidade, paz... Sua cor é o branco, verde, azul claro, amarelo claro. Sua posição é o Leste. O ar também é um elemento de neutralidade, trazendo atribuições do Fogo e da Água. Simbolizados pelos incensos.

Terra: Coesão, concretização, densidade, agregação, peso, força, fertilidade, riqueza, prosperidade... Sua cor é o verde, marrom e o preto. Sua posição é o Norte. Simbolizados pelas pedras.

DIAS DA SEMANA

Domingo: Dia do Sol. Dia da prosperidade, do ouro, riqueza. Trabalho. Cor amarelo.

Segunda-feira: Dia da Lua. Psíquico, ideias, espiritualidade, emoções. Trabalhar com as emoções e sentimentos. Domínio do ser. Cor branca.

Terça-feira: Dia de Marte. Dia de força, energia, rompimento, término, renovação. Cor vermelha.

Quarta-feira: Dia de Mercúrio. Dia de comunicação, ideias, criatividade, ciência, estudos, razão, inteligência, sabedoria. Ligado ao deus Hermes (ou Toth). Sua cor é amarelo.

Quinta-feira: Dia de Júpiter. Dia de diplomacia, renovação, liderança, reinados, decisão, escolha. Sua cor é o azul.

Sexta-feira: Dia de Vênus. Dia do amor, encontros, paixões, sexo, sobrevivência. Sua cor é o rosa.

Sábado; Dia de Saturno. Dia de proteção, finalização, destruição, introspecção, libertação. Sua cor é o preto.

 

Exemplo:

Para exemplificar como poderia fazer um feitiço, darei um exemplo agora utilizando as correspondências descritas aqui.

Vamos supor que você é um estudante e quer entrar no vestibular. O feitiço poderia ser feito do seguinte modo:

1.      Objetivo: Passar no Vestibular do curso  tal.

2.      Correspondência do elemento Ar, dia de Mercúrio, então o melhor dia é na quarta-feira.

3.      Sua cor é o amarelo. Seu número ligado a isso é o número 8, segundo a árvore da vida.

4.      Diante do Leste, uma vela amarela acesa, com uma gema de cor amarela ou laranja, meditar no propósito e imaginar fazendo o vestibular e recebendo o resultado positivo.

5.      Poderia ainda fazer uma gravura simbolizando o intento. A gravura poderia conter o número 8 de lado, simbolizando o infinito e outras formas.

6.      Um encanto poderia ser usado:

Com as atribuições do elemento Ar

Meu desejo há de realizar

No curso eu entrei com vestibular

No curso um (profissão) me fará

Use a abuse da imaginação.

Às vezes o seu feitiço não funcionará. Portanto observe o que você pode ter feito de errado. Detalhe, se nunca praticou magia, talvez sua energia de domínio precise ser exercitada, afinal de conta não é qualquer um que sai fazendo feitiços e se torna bruxo da noite para o dia. Os feitiços ajudam a amolecer a matriz das probabilidades, forçando o cosmo a trabalhar no seu fluxo... Ou você se desvia para fluir naquele caminho que levará até seu objetivo. Os magos do caos utilizam desse artifício (não do feitiço e sim do caos) para promover suas magias. Frequentemente utilizam sigilos para efetuar algum ato de magick. Esses sigilos ou gravuras atuam no inconsciente do mago o fazendo trilhar por um caminho até o objetivo. Também chamam de efeito borboleta. Enfim... Entendeu a ideia neh? (rs).

 

Dark Night

Mande uma sugestão: darknightbeast666@gmail.com

Twitter: @Dark_one_Night