OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS

28/07/2015 07:54

Você encontrará uma breve explicação dos princípios Herméticos. Talvez você encontre uma compreensão mais abrangente acerca do cosmo. Para mais consultas, leia o Caibalion.

Esse texto foi retirado do Livro copyleft Magia Oculta, do autor que vos escreve. Só lembrando que todo símbolo é passível de mais de um significado, sendo assim uma possível diferença de significado acerca dos princípios, mas o autor acredita que isso não ocorra por serem princípios.

 

1-   O TODO é mente – O universo é mental

 

Modelamos o que nos rodeia com a nossa mente. Nela reside o poder. O TODO seria o que a maioria chama de Deus (YHVH, Akasha...). Ele criou tudo mentalmente e nos criou feito sua semelhança com a dádiva do poder mental. Podemos criar o que quisermos com o princípio mental.

 

2- O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.

 

Essa é a lei da correspondência. Este Princípio é de aplicação e manifestação universal nos diverso planos do universo material, mental e espiritual: é uma Lei Universal. Os antigos Hermetistas consideravam este Princípio como um dos mais importantes instrumentos mentais, por meio dos quais o homem pode ver além dos obstáculos que encobrem à vista o Desconhecido. De um modo simplório, não existe tempo e nem distância entre você e seu intento. O que está longe de você pode chegar até você via processo mental. O que está em você pode se manifestar fora de você.

3 - Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.

Tudo tem sua vibração e alcançar aquilo é questão de sintonia. Ao pensar em uma ideia você vibra naquela frequência. Você pode influenciar os demais, carregar objetos (talismã, amuletos, etc.) e impregnar ambientes usando esse princípio. Aqui se encontra a explicação das diferentes formas de manifestação e de existência, desde a mais grosseira (material denso, físico) até as mais puras e elevadas (espírito, luz).

 

4-“Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto;o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados”

 

O princípio da polaridade dá a possibilidade de transmutação. Você pode mudar uma forma de pensamento que seja ruim para seu oposto usando sua Vontade. O amor pode converter em ódio assim como o ódio pode tornar amor. Tudo tem seus dois lados, o equilíbrio entre os oposto é o que o mago precisa buscar. Imagine uma linha, desloque-se para o centro.

 

5-               "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo ,em suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.“

 

Você já deve ter percebido que há marés de sortes e depois de revés... Algo muito bom ocorre e depois uma coisa ruim vem em seguida e você diz: “era bom demais para ser verdade”. O princípio do ritmo diz que o equilíbrio se mantém (tende a se manter). Ao mover o universo para seu intento você receberá um contragolpe para que o universo fique em equilíbrio. É um pendulo que vai e volta. Um vai e vem, se você fez ir, aquilo vai voltar...

 

6 - "Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.“

 

Acho que esse princípio é o mais evidente... É a lei de Newton. Toda ação gera uma reação. É a tendência ao equilíbrio. Sua ação gerará respostas. Vale dizer que as Vontades dos outros nos influencia até certo ponto devido a esse princípio. Os planos Superiores dominam os planos Inferiores.

 

7- "O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.“

 

O princípio do Gênero está em tudo. Ok. O gênero conhecido neste plano é apenas uma manifestação desse princípio. Todo ser tem ambos os lados, uns mais, outros menos. O Princípio de Gênero opera sempre na direção da geração, regeneração e criação.

 

Do Livro Magia Oculta – Dark Night 2015