A SIMBOLOGIA DE BAPHOMET

12/01/2015 16:10

Certamente lhe assustará se nunca lera sobre ele antes. Por detrás dessa figura esconde muitos mistérios e sabedoria de magia. Muito foi distorcida sobre seu conceito. A verdade é que a sua figura horrenda serve de espantalho para profanos, pois o olhar pode desviar o caminho de uma intenção e quanto menos olhos, melhor.

Foi criada por Eliphas Levi. A simbologia em Baphomet guarda, assim como o pentagrama, informações que somente olhos iniciáticos podem enxergar. È como se fosse uma linguagem computacional eu só quem entende do assunto pode ler.

A estrela em sua testa (ponta para cima) representa o próprio pentagrama. Nele representa as virtudes de mago, aquele que controla a natureza por sua vontade dominando os quatro elementos.

O sinal de ocultismo em suas mãos, uma apontando para cima e a outra para baixo é uma referência ao axioma Hermético: aquilo que está em cima é o mesmo que está embaixo. Os braços sendo um masculino e o outro feminino simbolizando a androgenia (o gênero, o princípio feminino e o masculino ou então o princípio elétrico e o magnético que Franz Bardon tanto falou em seu livro Introdução ao Hermetismo). Notem que no braço erguido para cima está escrito “solve” e no braço oposto está escrito “coagula”. O princípio ativo (solve) é o agente dissolve. e o princípio passivo (coagula) é o agente que materializa.

A lua branca é a misericórdia (Chesed) e a lua negra é a justiça (Geburah). Notamos princípios Hermético nisso quanto a ideia de que tudo há uma resposta para toda ação. Chesed simboliza a glória ou a conquista. Também é a lei eu age e impõe a ação. A vontade em uma direção. Relacionado com o planeta Júpiter. O seu oposto é Geburah que é a resposta. Relacionado com o planeta Marte é a força, energia, rivalidade e representado com a cor vermelha. Em magia deve-se saber trabalhar com equilíbrio e por isso as posições opostas. Saber lidar com as forças atuantes usando os princípios ativos e os passivos se chega ao sucesso do intento.

O facho de luz acima da cabeça é a alma, a luz e essência cósmica que está acima da matéria. Seria a própria Vontade da criatura (que é o que tem de mais sagrado). Dele é que vem a ligação entre as esferas mais altas até a mais grosseira. É Kether, o princípio, o início, a ideia primal.

A cabeça de bode é a representação do pecado que pode ser sentida apenas na matéria (na carne ou no corpo). É a representação dos medos de uma criatura subdesenvolvida, a imperfeição do Homem. Há quem diga que é a habilidade de adaptação, já que o bode come de tudo e vive em quase qualquer lugar...

O caduceu com as cobras enroladas no lugar do órgão sexual é a vida, cura. Nessa região se estende os chakras 1,2 e 3.

O terceiro chakra, é responsável pela expressão de emoção, vitaliza o sistema nervoso e lhe dá a habilidade de vitalização. Sua cor é o amarelo. O amarelo é associado ao arcanjo Raphael que também traz o caduceu em mãos e que é dito YHVH no ritual de banimento do pentagrama menor.  

O segundo chakra é o esplênico ou sacro. Sua cor é o laranja e é responsável pela irrigação e alimentação da vitalidade em órgão sexuais, baço, etc. O desenvolvimento desse chakra lhe dá a habilidade de criatividade e a capacidade de sentir emoções. Sua energia é o poder da Vontade.

O chakra raiz ou básico tem como cor o vermelho e o preto. Relacionado com o elemento Terra (tendo todas as atribuições que esse elemento possui). O domínio do corpo, das coisas materiais, o valor e a capacidade de sobrevivência são inerentes à esse chakra.

As asas representam o agente volátil. Os seios a humanidade e as escamas o elemento água. O circulo que está acima do caduceu é a atmosfera, simbolizando o elemento ar. O elemento Terra está simbolizado também pela pedra e também essa significa a base que devemos ter. Se não termos uma base firme e sólida, cairemos no primeiro ato.

Diante de todos esses aspectos o bicho feio perdeu um pouco a sua feiura, não? Observamos que o Homem está representado nessa figura, todos os elementos estão contidos nele, suas vitalidades, sua capacidade e também o caminho do mago. Por uma vista grossa, muito do conhecimento oculto passará em branco, mas depois de analisar minuciosamente e associar com os diversos símbolos você se espantará!

Só para finalizar e deixar bem frisado: Baphomet NÃO é Satanás, Satã, Diabo ou Lúcifer! Essas criaturas são energias e forças representadas em figura e Baphomet simboliza aspectos da magia que fazem profanos não saberem.

Dark Night