Causa e efeito

06/08/2014 18:00

Toda ação tem uma reação de mesma intensidade, porém de sentido contrário. A terceira lei de Sir Isaac Newton é válida não apenas na física, mas na vida e no universo em todos os sentidos.

As criaturas tem como propósito criar. Criar é dar um impulso a algo, concretizar, iniciar. Tome como simbologia o Às de paus. Esta é a ação de criar.

Criar-criar-criar é sobreviver, como já havia escrito anteriormente. Para que algo resista ao tempo deve-se criar continuadamente. Ao deixar de criar a consequência naturalmente é sucumbir.

Destruir é criar-contra criar. Se constrói uma casa continuadamente cuidando dela (criar-criar-criar)  e depois ao destruir ela, a ultima ação foi criar outra coisa contra o primeiro “criar”. Para ser mais claro. Imagine que você tenha um carro, ao retirar todas as peças uma a uma, você está criando um armazenamento de peças que consequentemente destruiu o carro, pois essa ação foi uma criação contra tal objeto.

Esses conceitos básicos são uteis em magia e pode esclarecer muitas coisas e responder questões quando se há duvidas.

Criar um efeito é uma necessidade de um ser humano. Quando ele não consegue causar um efeito pode sofrer aberrações. Imagine uma pessoa que é suprimida em todos seus atos, esta pessoa virá a se tornar um criminoso. Por não conseguir causar efeito algum ele exagera em seus atos para conseguir desesperadamente um efeito.

O ciúmes exagerado é um exemplo típico de não conseguir um efeito sobre sua companhia (eu escrevi companhia, não se aplica apenas  ao seu/sua namorada).

Quando não se consegue causar um efeito, a criatura cai na escala de estados emocionais. Pode cair até a apatia. O desespero de não conseguir um efeito é aquela em que se está preso, amarrado. Já percebeu que quando alguém não consegue um efeito sobre alguém esta rejeita ao máximo o objeto imune? Isso é antipatia, pode descer até ao ódio. Pessoas que se odeiam são aquelas que não conseguiram efeito entre si. Um deles dá o start, o outro entra no jogo sedo arrastado. Seus inimigos são aqueles que tentaram causar um efeito em você, mas não conseguiram. O mesmo para você, pessoas que você tem raiva são aquelas que não conseguiu afetar.

Causa e efeito está sempre incluso em um jogo. A vida é um jogo. Qualquer situação é um jogo. Jogo se baseia em um objetivo, oponente, causar um efeito no oponente e  não ser vitima de um efeito. Para entrar em um jogo assina-se automaticamente um termo de aceitar a possibilidade de não conseguir vencer o jogo.

Tome como exemplo uma busca de emprego como um jogo. O seu oponente é o empregador. Você tentará causar um efeito nele para conseguir o emprego. Ao entrar neste jogo você aceita que pode não vencer. O que deixa muitas pessoas frustradas é a ignorância deste fato. A possibilidade de não vencer.

Em magia estamos sempre tentando causar um efeito. Talvez o mago se resume em causar um efeito, seja ele qual for.

Aprender é um efeito causado em si. Para aprender você deve aceitar receber um efeito. Pessoas teimosas não querem receber efeitos. Pessoas que não conseguem aprender coisa alguma não quer receber o efeito. Se você é péssimo em matemática, é porque você não aceita receber esse efeito. Quando aceitares aprenderá e gostará.

Algumas pessoas não gostam de certar disciplinas escolares pelo fato do professor querer a todo custo causar um efeito e isso forma no aluno uma barreira natural contra esse efeito. Até o aluno aceitar o efeito jamais aprenderá.

Com pouco de meditação, esses conceitos serão uteis ao mago. Todo feitiço visa causar um efeito. Para causar um efeito deve haver distancia. Efeito cria distancia, pense nisso. Criar espaço/distancia. Às vezes devemos ser efeito para conseguir coisas.

 

Dark Night