Energia Hermética

28/07/2015 07:53

Quando se fala em elementos, se fala em princípios. Os princípios ativos e passivos são a dinâmica do Universo. Magia é a arte de manipular esses princípios de acordo com a Vontade. Para entender isso, vamos usar a analogia.

A dinâmica do ativo com o passivo gerando o neutro é a sagrada trindade (o Pai ativo, a mãe passiva e o filho neutro, resultado dessas duas forças). Imagine o mecanismo da evaporação da água sob a luz do sol. O elemento ativo é o calor proveniente da luz solar que é absorvido pela água (agente passivo). Essa absorção de calor gera movimento cinético nas moléculas da água e por questão de pressão se torna volátil ao ponto de ir para a atmosfera e forma de vapor. O vapor é o resultado desse sistema. No Hermetismo se diz que o elemento ar é o resultado dos princípios Fogo e Água. O significado disso é que o Ar  tem propriedades da soma de ambos.

Magia é saber os mecanismo e saber usá-los. Nessa analogia podemos observar nitidamente dois princípios herméticos: da polarização e da causa e efeito. A polarização devido a interação dos polos Ativos e Passivos. Causa e efeito do óbvio resultado de uma ação.

A manipulação Hermética é causada pela mente. É na mente que está a Vontade. Outro tipo de energia que muitas vezes nem nos damos conta é a emoção ou sentimento. Essa energia mexe com a própria pessoa. Essas energias são às vezes perigosas quando não se tem o poder suficiente para tomar o controle. A invocação ou evocação de uma entidade (seja um arquétipo, demônios, etc) influencia o emocional do operador e sem a Vontade necessária para controlar isso, deve-se tomar muito cuidado.

Essas energias trabalham em dois lados: o interno e o externo. Quando manipulado no interno ele resultará no externo e vice e versa. O que quero dizer é que assim como você pode mudar o seu interior para apresentar resultados externos, visíveis à quem te olha, é possível manipular externamente para mudar internamente, seja de você ou de outra pessoa.

Para mais detalhes dessa ciência aconselho você ler os livros de Franz Bardon, Caibalion e outras literaturas herméticas. O caminho está na mente, diversas literaturas que referem-se  a capacidade mental está ligada ao hermetismo de alguma forma.