Ritual

20/10/2014 08:34

Do livro Dogma e Ritual de alta magia – Elipas Levi.

 

“As operações mágicas são o exercício de um poder natural, mas superior às forças ordinárias da natureza. São o resultado de uma ciência e de um hábito, que exaltam a vontade humana acima dos seus limites habituais.”

 

“O homem pode ser modificado pelo hábito, que, conforme o provérbio, nele se torna uma segunda natureza. Por meio uma ginástica perseverante e graduada, as forças e a agilidade do corpo se desenvolvem ou se criam numa proporção que admira. O mesmo se dá com as forças da alma. Quereis vós reinar sobre vós mesmos e os outros? Aprendei a querer.”

 

“As práticas mais insignificantes em aparência e mais estranhas em si mesmas, ao fim que nos propomos, levam, não obstante, a esse fim pela educação e o exercício da vontade. Um camponês que se levantasse todas as manhãs, às duas ou três horas, e que fosse bem longe colher, todos os dias, um ramo da mesma erva, antes do levantar do sol, poderia, levando consigo a erva, operar um grande número de prodígios. Esta erva seria o sinal da sua vontade e tornar-se-ia, para esta própria vontade, tudo o que ele

quisesse que se tornasse no interesse dos seus desejos.”

 

 

Dos rituais se conclui que são um conjunto de símbolos mnemônicos que acerta o operador. Com tabelas de correspondências é possível criair seus próprios rituais. Lembrando que os rituais tem efeito no operador e seja ele qual for, terá que ser assumido posteriormente. Cores, aroma, figura de Deuses (que representa um conjunto de atributos denominado divindade), sigilos, grifos, palavras, etc. Tudo isso é levado em consideração no momento da preparação do ritual.

Há diversos rituais que podem ser averiguada para se ter noção de como fazer. As finalidades são diversas. Hábitos podem ser eliminados ou adquiridos com efeito de rituais. Exaltação da mente é necessária para que se tenha êxito.

Em magia talismânica, Crowley já adverte:

“Quando estiver energizando seu Talismã, é muito importante ter em mente que O UNICO PODER DO TALISMÃ ESTÁ NA IMAGINAÇÃO E VONTADE DO MAGO. Sem a aplicação prática destes dois poderes vitais da mente humana, não há qualquer possibilidade de sucesso nas operações científicas de Magia Talismânica.”

Um estudo sobre os rituais pode e deve ser feito pelo estudante antes de iniciar a criação do seu próprio.

Por que criar o próprio ritual?

É importante que se sinta a vontade para executar. Talvez algumas incertezas em relação aos efeitos de um ritual específico o impedem de executar, então quando você cria o seu próprio, você saberá qual a finalidade. Pode ser que a figura de um pentagrama traga em sua mente preconceituosa e impregnada com conceitos errados a figura do mau, Baphomet como o diabo que lhe punirá. Por isso às vezes um próprio sistema de símbolos é viável e seguro. Somente você saberá a verdade.

Se posso fazer meus próprios rituais e símbolos, porque não ignorar o que há atualmente?

A diferença é o tempo de existência dos rituais.  Um ritual e símbolo bem conceituado tem mais força por ter sido energizado por milhares de praticantes por séculos. Até que seus rituais adquira poder em equivalência pode levar algum tempo. Pode levar em consideração que os símbolos atuais são de certa forma, universal.

Como criar?

Tenha um objetivo em mente. Sabendo o que se quer veja uma tabela de correspondência que correlacione planetas, cores, elementos, ervas, pedras/minerais, metais, atribuições, etc.

Sabendo as relações obtenha o máximo de simbologia possível. Agora deverá organizá-los em uma espécie de altar. Os objetos deverão estar presentes durante o ritual.

Escreva um texto de modo que pareça que você está ordenando ao universo que seu intento seja concretizado. Vou dar um exemplo. Imaginamos que queiramos proteção. O texto pode ser escrito dessa forma:

“Convoco por minha vontade as forças superiores e o domínio do mesmo. Que YHVH esteja ao meu lado e que com poder de AKASHA consiga trazer proteção em forma de invólucro denso da qual nenhum mal conseguirá passar. Aqui dentro estou protegido de forma que apenas a energia ativa e positiva possa fluir. Diante de mim está a fonte de luz protetora que trará força ao meu escudo. É com Binah que estabeleço a absorção de ataques dirigidos a mim. É por minha vontade controlar a energia necessária para que minha proteção seja feita. Para todos os séculos estou seguro de forças que possam me desequilibrar, tanto mentalmente quanto fisicamente. Formo ao meu redor um manto de proteção. Le Olahm, Amen ”

Então uma visualização de uma névoa azulada se formando ao seu redor é feita por você, repita a afirmação novamente.

Percebe-se que o texto traz simbologias, isso serve para exaltar a imaginação. Quanto mais poético melhor, pois deve-se romper a barreira da razão para a magia funcionar.

Para proteção poderia ser usado velas pretas (Binah, simbolizando proteção, pois o preto absorve), um sigilo criado por você com intento de proteção, aroma de saturno (mirra) entre outros símbolos que se possa associar.

Quanto mais vez for executada, mais potente ele será. Depois de algum tempo o sigilo criado (com um nome sagrado) pode ser usado para proteção instantânea, apenas dizendo o nome sagrado.

 

Dark Night