Solve e Coagula

01/06/2015 17:05

SOLVE E COAGULA

 

É preciso enxergar mais do que os vossos olhos veem. É necessário observar além da visão comum. A imaginação por vezes levada em segundo plano é a visão da alma, o terceiro olho e um dos pilares da magia.

Quando fazemos o uso de analogia muitas questões são dissolvidas. O uso da analogia é um procedimento comum entre os Hermetistas, sendo este comportamento revelado por Franz Bardon, da qual incentiva o uso da mesma para que o iniciado descubra a verdade por si próprio.

O Solve e o Coagula observados nos braços de Baphomet pode ter um significado além do que se possa ter e se cada um fizer suas meditações sobre o assunto vai descobrir uma nova verdade.

Na química a solubilidade ocorre em solventes apropriados, que possuem afinidade química. A água é um solvente quase que universal, por sua capacidade de solubilizar muita coisa. “Semelhantes dissolve semelhante”, quem nunca ouviu essa expressão? Isso significa que solventes polares irão estar dissolvidos em solventes polares e apolares com apolares. Água e óleo não se misturam porque são quimicamente diferentes.

A coagulação é uma forma de precipitação que pode ocorrer em solventes sem afinidade química. Analogicamente pode ser descrita como uma qualidade oposta. Se transferirmos esses conceitos para forças ou energias observamos que Solve tem propriedade de semelhança e Coagula de diferença.

Forças semelhantes são de mesma natureza. A coagulação ocorre quando duas forças são opostas ou de natureza diferente. Por exemplo: Amor e ódio. São de mesma natureza, porém opostos. Alegria e Amor, são ambas ativas/positivas, mas de naturezas diferentes.

Poderia a alegria coagular o amor? Ou vice versa? Solve é ativa e Coagula passiva. Não necessariamente é necessário ter naturezas diferentes para coagular. No caso Alegria e Amor são ambas ativas e caminham num mesmo sentido, embora em paralelo.

A solubilidade pode ser interpretada como um agente que favorece e extinção  Vontade e coagulação um agente que favorece a materialização. Em outras palavras, o Solve gera respostas, finalização, encerramento, caminho livre, etc. Coagula é a materialização, mais denso, pesado, aparição, surgimento.

A questão de quem é bom ou não é, não está na natureza de Solve ou Coagula e sim no propósito do mago. Saiba o mecanismo do Universo para fazer a tua Vontade.

 

Dark Night